Leites vegetais oferecem diversidade de sabores e nutrientes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

As bebidas de origem vegetal estão ganhando cada vez mais espaço no cotidiano de quem busca alternativas para tornar a alimentação mais variada, saudável ou alinhada à uma dieta especifica, como as veganas ou antialergênicas.

Países asiáticos, onde parte significativa da população é intolerante à lactose, já são consumidores assíduos de produtos de matéria-prima vegetal, como grãos e sementes. No Brasil, a oferta por esses alimentos também tem crescido e ajudado a fomentar o mercado nacional – em plena expansão!

Os leites vegetais mais comuns são o de soja, amêndoas, aveia, arroz e quinoa. A produção a partir de leite de coco, contudo, tem se destacado pelo sabor e alto valor nutricional. Além de ser rico em vitaminas e minerais, possui como principal fonte de gordura o ácido láurico, uma poderosa substância natural, também encontrada no leite materno, com propriedades antivirais, antibacterianas, digestivas, antioxidantes. O mesmo ácido também ajuda a regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo.

Different types of non-dairy milk

Quem ainda não provou, pode encontrar a bebida facilmente em diversos pontos de vendas, de supermercados a empórios naturais e lojas de conveniência. Reconhecida por sua água de coco 100% natural, a marca Obrigado lançou recentemente uma bebida de coco pronta para consumo nas versões Original, Manga e maracujá, Chocolate, e Banana com morango e linhaça.

Já o Leite de Coco + Chocolate, da Coco do Vale, vem em embalagens menores, de 200 ml, e tem como foco as crianças. O sabor achocolatado foi alcançado através do cacau em pó, o que garante que a bebida seja 100% livre de traços de leite convencional.

Outra opção disponível no mercado é da Ducoco, que também possui leite de coco pronto para beber nos sabores natural e chocolate.

Consumo do leite de coco

“O leite de coco pode ser consumido por todos, principalmente pelos alérgicos e por quem tem qualquer nível de intolerância à lactose. Além disso, é sem conservantes, sem colesterol e sem glúten”, afirma Carolina Godoy, nutricionista da Consultoria Equilibrium.

Para se aprofundar no universo dos leites não lácteos também é possível investir na ousadia para criar as próprias receitas. Os amantes do sabor doce, por exemplo, podem adoçar a bebida com melaço ou açúcar mascavo. Já quem prefere uma consistência mais apurada, pode apostar nas frutas batidas no liquidificador, como banana, mamão, maçã e abacaxi. Frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa são outras dicas para estimular o paladar, sem perder o cuidado com a saúde.

E você? Já testou alguma dessas combinações?

Fontes:
Consultoria Equilibrium
Obrigado
Coco do Vale
Ducoco

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

10 ideias sobre “Leites vegetais oferecem diversidade de sabores e nutrientes

  1. Olá tenho uma dica, acho que o melhor leite de coco pronto para beber do mercado é o do Ducoco, ele tem tbm a versão de chocolate. Pelo que vi a Obrigado é uma bebida com coco e não leite de coco como é Ducoco. Para você poder atualizar a postagem peguei as informações no site de Ducoco: http://www.ducoco.com.br/leite-vegetal-coco-sem-lactose

    Gosto muito do seu site, parabéns

    • Olá, Tiago

      Agradecemos a dica e o elogio! :)

      Um abraço,

      Equipe de Comunicação do Nutrição Prática & Saudável

  2. Recentemente tive que parar até com o zero lactose e substitui pelo leite de coco , estou bem melhor e uma dica, o café com leite de coco fica muito bom e ainda adoçado com açúcar mascavo

  3. Parabéns por fornecer tão boas alternativas para todos em especial nós q temos problemas com a lactose

  4. Meu filho consumia o leite de soja, mas algumas opiniões diziam não ser muito bom meninos consumirem muita soja. Então acabei trocando pelo de arroz. Mas havendo outras opções, fica melhor ainda.
    Abraços,
    Erica Amorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>