Receitas práticas: clara de ovo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

A clara de ovo é um alimento super nutritivo e rico à saúde – assim como a gema, aliás.  Você pode conhecer melhor essa dupla clicando aqui.

Neste post, você aprende duas receitas deliciosas sobre como usar o ingrediente na sua cozinha e turbinar sua saúde. Lembre-se de que, para evitar o desperdício, você pode pensar em receitas para as gemas também ou ainda comprar as claras pasteurizadas em caixinha. ;)

Claras Recheadas

Ingredientes:

6 claras de ovo de galinha (ou o equivalente de caixinha)
1 col. de sopa de cebolinha (crua)
1 col. de sopa de salsinha (crua)
2 col. de sopa de queijo cottage
3 fatias médias de tomate
2 col. de chá de sal refinado

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos numa panela. Retire delicadamente as gemas e separe-as à parte. Numa vasilha misture a salsinha, a cebolinha, o sal a gosto, o queijo cottage e os tomates picados. Recheie as claras cozidas com este creme e sirva a seguir.

Obs: O creme pode ser feito no sabor de sua preferência, acrescentando ervas e temperos a gosto.

Rendimento: 2 porções

Valores nutricionais por porção:
Calorias: 80 Kcal
Proteínas: 13g
Carboidratos: 3g
Lipídios: 2g
Fibras: 0,40g

Receitas com claras de ovos



Espaguete de Claras ao Sugo

Ingredientes:

8 claras de ovo de galinha (ou o equivalente em caixinha)
1 col. de sopa de orégano (seco)
1 tomate
½ cebola
3 dentes de alho
½ col. de sobremesa de margarina vegetal light
4 ramos de manjericão (fresco)
1 col. de chá de sal refinado

Modo de preparo

Massa: Na batedeira, bata as claras em neve, acrescente o orégano e tempere com sal. Em frigideira grande e antiaderente, aqueça 1/4 colher de sopa de margarina. Depois despeje a mistura e mantenha em fogo baixo, virando apenas uma vez. Retire da frigideira, enrole como rocambole e corte em fatias bem finas. Reserve.

Molho: Retire as sementes do tomate e corte-o em cubinhos. Em uma panela antiaderente, aqueça o restante da margarina, refogue o alho e a cebola picados até que eles fiquem dourados. Coloque os cubinhos de tomate e deixe cozinhando em fogo médio até apurar. Tempere com sal a gosto.

Montagem: Coloque a massa de claras em um prato e jogue o molho por cima. Decore com folhas de manjericão e sirva a seguir.

Rendimento: 2 Porções

Valores nutricionais por porção:
Calorias: 119 Kcal
Proteínas: 15g
Carboidratos: 9g
Lipídios: 2g
Fibras: 3g


 

Fonte:

Dra. Roseli Lomele Rossi – CRN 2084 – Clínica Equilíbrio Nutricional

Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós-Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

O resultado da receita pode variar de acordo com a qualidade dos ingredientes e habilidade durante o preparo

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

Uma ideia sobre “Receitas práticas: clara de ovo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>