O que o melão tem?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Você sabe qual é a origem do melão? E os seus benefícios?  A equipe do Nutrição Prática & Saudável foi atrás dessas informações e descobriu algumas curiosidades. As espécies ancestrais do melão são nativas da região que abrange desde o Egito até o Irã e o norte da Índia. No Brasil, a produção comercial teve início na década de 60 e hoje em dia a fruta é muito comum no nordeste.

Muitas pessoas acham a fruta sem graça, porém esse alimento traz benefícios para o organismo já que é um hidratante natural, possui mais de 90% de água. Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever, explica que o melão é uma fruta com poucas calorias, cerca de 30 por fatia, e pode ser um aliado para aqueles que estão de olho na balança. Além disso, não contém quantidade significativa de gorduras e possui boa quantidade de vitamina C e potássio, complementa a nutricionista.

Em geral é uma fruta bem aromática e adocicada, sendo de fácil aceitação para adultos e crianças. Vale ressaltar que recomenda-se a ingestão de frutas pelo menos três vezes ao dia. A maioria das variedades de melão está disponível durante o ano inteiro, mas é no alto verão que eles ficam mais maduros, doces e com maior concentração de nutrientes.

 A versatilidade do melão também é um ponto forte: ele pode ser servido fatiado, em pedaços menores ou bolinhas, para ser consumido como lanche, sobremesa, junto com a salada, aperitivo ou batido como suco.

Selecionamos algumas receitas com o ingrediente. Aproveite o dia de hoje e coloque a mão na massa. Boa sexta-feira!

SMOOTHIE DE MELÃO, ÁGUA DE COCO E MARACUJÁ

Crédito: Studio Gourmet Unilever / AdeS

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 5 minutos                                                                            

Tempo de freezer: 4 horas

Tempo total: 4 horas e 5 minutos.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de água de coco

1 maracujá maduro

meia xícara (chá) de água

2 xícaras (chá) de ADES sabor melão gelado

1 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

1- Coloque a água de coco em fôrmas para gelo e leve ao congelador por 4 horas ou até congelar.

2- Em um liquidificador, coloque a polpa do maracujá, a água e bata utilizando a tecla pulsar ou ligando e desligando o aparelho apenas para soltar as sementes. Passe por peneira e volte a mistura para o liquidificador.

3- Junte o ADES sabor melão, o açúcar e bata por 2 minutos ou até ficar homogêneo.

4- Junte os cubos de água de coco congelada e bata por mais 3 minutos ou até formar uma bebida cremosa e com pequenos cristais de gelo.

5- Coloque em 4 copos altos e sirva em seguida.

DICAS

Se preferir prepare a bebida com polpa congelada de maracujá: bata meia xícara (chá) de água com 1 embalagem de polpa de maracujá (100g) por 2 minutos. Junte o ADES sabor melão, os cubos de água de coco congelada e bata por mais 3 minutos. Sirva em seguida.

Para facilitar o preparo, coloque a água de coco para congelar na véspera. Dessa forma os cubos congelados já estarão prontos e a bebida pode ser batida pouco antes de ser servida.

O resultado da receita pode variar de acordo com a qualidade dos ingredientes e habilidade durante o preparo

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>