Primeiro de junho é conhecido como o Dia Mundial do Leite, alimento que faz parte das vidas de todos nós, mamíferos. Além de versátil – o leite é uma bebida pronta para ser consumida e está presente em inúmeras receitas -, este é um alimento de alta qualidade nutricional.

Segundo a nutricionista Bianca Naves, o leite é fonte de proteína de alto valor biológico, com presença de cálcio, potássio e magnésio em sua composição. Além disso, ela reforça, as propriedades do leite “atuam no sistema imunológico, melhora da pele e contribuem para a qualidade nutricional da dieta, uma vez que a bebida apresenta ótimas quantidades de vitaminas e minerais, essenciais para o funcionamento geral do corpo”.

Mas, afinal, qual a maneira mais saudável de consumir o leite?

As nutricionistas Alessandra Coelho e Dyandra Loureiro lembram que “a recomendação para um adulto é de três porções de leite ou derivados por dia, dando preferência às versões com menor teor de gordura”. Segundo as profissionais, uma porção de leite equivale a:
– 1 copo (200 mL) de iogurte natural ou
– 1 xícara (chá) de leite desnatado ou
– 1 fatia (50 g) de queijo minas

E, para você aproveitar todo o potencial desse alimento tão presente na sua mesa, elas indicam uma receita bem saborosa e nutritiva:

Pudim de tapioca

 

* Ingredientes
– 1 xícara (chá) de leite semidesnatado
– 2 colheres (sopa) de tapioca granulada
– 1 colher (sopa) de adoçante culinário
– Frutas frescas a gosto

 

* Modo de preparo
Coloque o leite e o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio. Após subirem as primeiras bolhas, diminua o fogo e adicione a tapioca. Mexa por cerca de dois minutos, até engrossar e a tapioca ficar transparente.
Transfira o creme (ainda quente) para dois recipientes pequenos e leve à geladeira para firmar, por cerca de 20 minutos. Antes de servir, adicione por cima as frutas frescas picadas.

 

Adaptado de GNT – Cozinha prática com Rita Lobo

Mas atenção: consumir leite cru pode trazer sérios riscos à sua saúde! Sem as técnicas adequadas de processamento, ele se torna um potencial transmissor de doenças. Clique aqui para saber mais.