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Outubro Rosa – Um Movimento de Conscientização

O décimo mês do ano chegou e, com ele, um dos movimentos de conscientização mais populares e tradicionais: o Outubro Rosa. Tudo começou há não muito tempo, em 1990, durante um evento chamado “Corrido pela Cura”, em Nova York. Com organização da Fundação Susan G. Komen, o objetivo era arrecadar fundos para uma pesquisa sobre câncer de mama. Durante a primeira corrida, a instituição distribuiu laços rosas aos participantes, o que acabou se tornando o símbolo do movimento.

Durante os anos seguintes, o evento tomou força e se espalhou por outros estados do país, até que finalmente acabou virando um movimento internacional, espalhando-se pelo mundo inteiro. No Brasil, tivemos o primeiro registro do movimento em 2002, na cidade de São Paulo. Na ocasião, iluminaram de rosa o monumento do Obelisco. Não tardou para que, pouco a pouco, outras capitais do país também abraçassem a causa.

Hoje, o Outubro Rosa já é um movimento amplamente consolidado. Figuras públicas de diversos setores se movimentam para divulgar a campanha anualmente e espalhar suas principais mensagens-chaves. E, neste sentido, conscientização e prevenção podem ser consideradas duas das palavras principais da causa. Com o incentivo ao autoexame de mama, as mulheres podem identificar com mais rapidez os sintomas da doença e ir atrás dos médicos para a assistência necessária. Segundo dados do Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Um autoexame completo e bem feito  deve ser realizado em três etapas:

De frente ao espelho:

 Em pé durante o banho:

Deitada

Fazer o autoexame é um primeiro passo muito importante. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres por meio do toque. É imprescindível que, ao notar qualquer anomalia, procure-se por um médico e por uma mamografia (o principal método para o rastreamento da doença).

 

Fontes:

Américas Amigas

Gineco.com.br

MedPrev