Por fortalecerem os músculos, os suplementos de proteína sempre foram associados aos atletas e pessoas que desejam ganhar mais massa magra. Mas não é só para esse grupo que o nutriente é importante. “Qualquer pessoa pode se beneficiar das bebidas enriquecidas com proteínas, crianças, jovens, adultos e idosos”, explica Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição e especialista em Suplementação Nutricional Aplicada ao Exercício pela USP (Universidade de São Paulo).

Isso porque as proteínas exercem várias funções no organismo. “Além dos músculos, elas atuam na manutenção de cabelos, ossos e pele, são reguladoras hormonais e importantes para a imunidade. Por isso, devem estar presentes em todas as refeições, seja animal ou vegetal”, aponta Alan.

Outra vantagem de valorizar esse nutriente é que ele tem digestão lenta, então a saciedade aumenta, enquanto a fome demora mais para voltar. O que o torna uma ótima opção para o lanche da tarde e para o pré e pós-preparo de atividades físicas.

Mas, na hora de comprar, fique de olho no rótulo. “As opções mais saudáveis oferecem uma boa quantidade de proteínas sem oferecer excesso de gorduras saturadas e carboidratos simples como a sacarose e outros tipos de açúcar”, explica Alan.

Como tomar

Uma pessoa deve consumir 0,8g de proteína por quilo ao dia. Ou seja, alguém que pese 70 quilos deve comer 56g do nutriente todos os dias. Para se ter ideia, 100g de contra-filé grelhado oferecem 35g.

Essa conta é importante pois o excesso faz mal como a deficiência. “O exagero nas proteínas pode causar aumento de peso e sobrecarregar o organismo, enquanto a falta dela está associada a queda na imunidade, fraqueza e até ao aparecimento de algumas doenças”, aponta Alan.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, o ideal é procurar um profissional da área da saúde e nutrição para ajudar, pois, apesar da recomendação padrão, cada indivíduo pode precisar de quantidades diferentes dependendo do seu estilo de vida e saúde.

Novos produtos no mercado

De olho nos benefícios que mencionamos acima, várias marcas lançaram recentemente bebidas enriquecidas, como o Molico + Proteína. No caso do leite, é possível reter as moléculas de proteínas por meio de um processo de ultrafiltragem desenvolvido pela Tetra Pak, e assim obter um leite melhorado e concentrado, mas ainda natural e baseado em processos físicos, não em fórmulas.