Sinônimo de sorte, a lentilha é bastante consumida nesta época do ano já que as pessoas acreditam que essa leguminosa traz fartura e dinheiro. Deixando a crença de lado, a lentilha traz uma série de benefícios à saúde e a recomendação é consumi-la durante o ano todo. A nutricionista Mariana Exel, do Hospital Samaritano, fala sobre a importância deste pequeno grão para nosso organismo.

Benefícios

“A lentilha é rica em fibra o que contribui para aumentar o bolo fecal, favorecendo a saúde do intestino e apresentando propriedade benéfica na redução do colesterol plasmático e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A ingestão regular de alimentos ricos em fibra, como a lentilha, melhora consideravelmente a função digestiva e cardiovascular, devido aos teores de folatos e magnésio”, explica a nutricionista Mariana.

Recomendação

É recomendado o consumo para gestantes, lactentes, crianças e adolescentes por ser rica fonte de ferro. Pessoas que possuem ácido úrico elevado precisam restringir este alimento, pois o mesmo é rico em purinas.

Composição Nutricional

“A lentilha possui um alto valor nutricional, devido sua quantidade de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.  Apresenta vitaminas do complexo B, minerais como magnésio, fósforo e potássio e oligoelementos como manganésio, ferro, cobre”, finaliza Mariana.