Hoje preparamos para nossos leitores um post especial sobre a tão comentada soja. Você sabia que esta leguminosa é um alimento funcional? Isso porque a soja é rica em componentes que além de nutrir, auxiliam na prevenção e também no tratamento de diversas doenças, tudo isso devido a um composto chamado isoflavona.

Segundo a nutricionista Andreia Albuquerque*, a isoflavona atua na neutralização dos radicais livres que causam danos às células, na inibição da atividade de enzimas relacionadas à ativação tumoral prevenindo e auxiliando no tratamento do câncer, redução do colesterol e na prevenção contra a osteoporose por conter o hormônio responsável pela síntese óssea e por ser fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos.

Além disso, as isoflavonas também são conhecidas como fitoestrógeno, atuando de forma semelhante ao estrógeno produzido pelas mulheres, isso significa que, com a ingestão recomendada de soja, sintomas característicos da menopausa, como ondas de calor, sudorese, insônia e irritabilidade, são amenizadas.

Os benefícios do consumo de soja aliado a uma alimentação saudável podem atuar na prevenção de doenças não transmissíveis, além de contribuir na formação dos ossos e desenvolvimento saudável.


Soja X Consumo                                                                                                                      

O Brasil é o segundo produtor de soja, porém não há um consumo generalizado de soja. Antigamente a falta de produtos à base de soja com qualidade no mercado e o sabor característico que apresentavam, limitavam a aceitação na mesa do brasileiro, porém essa situação está mudando face à disponibilidade de tecnologias que favorecem a melhora do sabor, as quais incluem tratamento térmico dos grãos no processamento ou o melhoramento genético para eliminação da enzima lipoxigenase, responsável pelo desenvolvimento do sabor característico, explica a nutricionista Andréia.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Para saber a quantidade de proteína de soja contida na porção do produto pronto para consumo é só verificar o valor protéico declarado nos rótulo dos alimentos. Vale ressaltar que o seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Em breve dicas de receitas com soja na seção Nossa Cozinha! Não perca!

***Andreia Albuquerque é nutricionista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Formada em nutrição pelo UNASP e especializada em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral e Nutrição Clínica pelo GANEP. Contato:albuquerque_ams@hotmail.com