Para comemorar o Dia das Mulheres, preparamos um post especial com o objetivo de alertá-las em relação à osteoporose, doença que já atinge um terço das mulheres acima dos 50 anos, segundo o Estudo Brasileiro de Osteoporose, Brazos.

A osteoporose é uma doença “silenciosa” que pode evoluir durante muitos anos com esta característica, podendo ser diagnosticada após uma fratura. O cálcio é um nutriente fundamental quando o assunto é a prevenção da osteoporose. Vale destacar que o Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 1000mg de cálcio por dia para um adulto (mulheres que estejam amamentando precisam de 1200mg/dia).

As melhores fontes de cálcio são leite, queijo e iogurte, sendo que, sem eles, dificilmente consegue-se atender as recomendações, que equivalem a três porções diárias (uma porção = um copo de leite). Grande parte da população não consegue consumir as três porções indicadas, seja por falta de hábito, pela correria do dia a dia ou, até mesmo, pela falta de informação, explica a nutricionista Maria Fernanda Elias.

Além do cálcio, a vitamina D transformada na pele através dos raios solares também é fundamental para a saúde dos ossos, pois desempenha um papel fundamental na absorção do cálcio.

Dose certa
A ingestão adequada de cálcio varia de acordo com a idade. Acompanhe a dose certa para cada etapa:

– Infância: 800 mg a 1200 mg
– Adolescência: 1200 mg a 1500 mg
– Vida adulta: 1000 mg
– Acima de 50 anos: 1000 mg a 1500 mg

1 copo de leite desnatado (200 ml) = 244 mg de cálcio
1 copo de leite semidesnatado (200 ml) = 239mg de cálcio
1 copo de leite integral (200 ml) = 236 mg de cálcio

Maria Fernanda Elias – Nutricionista responsável pela Food Notes Comunicação, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo.