Com o envelhecimento, mudanças fisiológicas ocorrem no nosso corpo. O apetite e a absorção de nutrientes, por exemplo, passam por mudanças, o que faz com que alguns cuidados sejam necessários com a alimentação.

A nutricionista Ana Fornari, da Camomila Nutrição, explica que ingerir vitamina C é importante na prevenção de doenças cardiovasculares na terceira idade. De acordo com um estudo realizado durante 12 anos com pessoas entre 60 e 101 anos de idade, a mortalidade por doenças cardiovasculares é menor entre aqueles que ingeriram vitamina C.

Muito comuns entre idosos, doenças cardiovasculares, diabetes e distúrbios gastrointestinais estão ligados à falta de vitamina A. Ela está presente no leite integral, fígado, peixes gordurosos, vegetais verde-escuros, amarelos ou laranja e frutas. Já a vitamina E é fundamental contra o desenvolvimento e formação da aterosclerose. Esta vitamina é encontrada no óleo vegetal, germe de trigo, cereais integrais, verduras e legumes verdes, sementes e frutas secas.

Uma dica importante para o idoso é estabelecer horários regulares para realizar as refeições. O ajuste de horários ajuda no fornecimento de energia e nutrientes, além de gerar maior conforto e apetite.

Fonte entrevistada: Ana Fornari – Camomila Nutrição